segunda-feira, 17 de maio de 2010

Dia do Artista Plástico

A criatividade é uma das formas de distinguirmos o ser humano dos outros animais.
Não fosse a criatividade o mundo seria um caos. O homem das cavernas, expressava nas pedras a sua visão do mundo contando experiências e partes da sua história, sem ter antes nenhuma instrução de como fazer os seus desenhos e as suas pinturas. Tinha noção da importância dos traços e das cores para expressar experiências e emoções: êle já nasceu com o dom da criatividade.

O dia do artista plástico é tão pouco lembrado, que só hoje, dia l7 de maio, um reporter falou: - hoje é dia do artista plástico - mas, em todas as fontes que consultei, 8 de maio é considerado o seu dia .

"O artista Plástico é antes de tudo, uma pessoa sensível. Uma pessoa que usa o desenho a pintura ou a escultura para expressar seu deslumbramento diante do mundo. Como uma criança, enxerga ou assimila o cotidiano de uma forma diferente"...
E mais adiante: ..."com sua arte, não permite que a luta diária da vida, seque em seus olhos a constante surpresa perante a emoção das grandes e pequenas coisas, contidas no universo"... (Centro Juvenil das Artes Plásticas do Paraná)
Bonito, né?

Já aconteceu de me inspirar no feio e tentar transformá-lo numa coisa bonita. Foi o caso da minha primeira individual, que teve como tema a antiga Vila Brejal; moradias muito precárias em terreno alagado com barracos afundando na lama, feitos de táboa, papelão, plástico, lataria etc, tudo aos pedaços. Não é que deu certo! Conseguí a transformação. A exposição ficou bonita pra caramba!

Não é só o deslumbramento que impulsiona o artista a se exprimir: ele tem necessidade de expressar suas experiências de vida boas e ruins que muitas vezes estão "camuflados" nos traços agressivos e nas cores sem brilho, caóticas e até no material que utiliza. Concluindo: o artista plástico expressa também seus sofrimentos e decepções com os acontecimentos da vida; caso contrário só produziria vasos com flores, cópias da natureza ou simplesmente reprodução de fotografias.

Até breve !

Nenhum comentário:

Postar um comentário