Como agradecer a um santo por uma graça alcançada?
Isabelle Cousturié | Abr 30, 2018
Goncharov Artem | Shutterstock
Confira 3 maneiras eficazes de demonstrar sua gratidão aos seus intercessores
Rezar para Santo Antônio de Pádua quando perdemos um objeto, a São José quando procuramos trabalho ou a Santa Rita quando temos grandes dificuldades: isso é o mais normal na vida de qualquer católico. Todos nós contamos com a intercessão dos santos para resolver tal ou qual situação.
Mas e depois? Será que nós agradecemos aos santos como deveríamos? Aqui há três maneiras para você demonstrar toda a sua gratidão a eles. Adote-as e encontre definitivamente a paz.
A oração
A oração é o primeiro dos agradecimentos. Não tem que ser complicada, mas, pelo menos, que tenha o mérito de concluir amavelmente o intercâmbio produzido com um ou outro santo para resolver uma situação ou encontrar uma solução para um problema. Agradecer através da oração é muito positivo, pois significa dar graças ao santo por tudo o que ele faz todos os dias por aqueles que o invocam e recebem as ajudas deles. Isso coloca o devoto em uma boa posição para conseguir sucesso nos próximos pedidos.
Acender uma vela
Trata-se de um gesto de muito respeito. Não é necessário que haja uma imagem ou uma capela do santo invocado. Colocar-se diante da chama é suficiente para rezar e meditar sobre a vida do santo e a nossa. É um gesto concreto de oração. A vela tem uma verdadeira conexão com a oração. A graça recebida através da oração se transforma em “calor interior” e em chama de esperança para os dias vindouros.
O ex-voto
Geralmente, trata-se de um objeto concreto, como uma estatueta, uma placa, um crucifixo, um quadro, uma camiseta, um volante de automóvel ou uma medalha que são depositados ou colocados nas paredes das igrejas do santo invocado. É um gesto de gratidão pelo pedido concedido, pela graça obtida por sua intercessão, uma espécie de agradecimento material para concluir o “pacto pessoal” feito com o santo.
As palavras “graças”, “ação de graças” e “gratidão” aparecem sempre nas inscrições dos ex-votos. Na era das mensagens de texto e correios eletrônicos, oferecer um ex-voto é um gesto significativo, e sua prática, que tinha caído em desuso alguns anos atrás, está novamente em alta.
COISAS DITAS: "O administrador é o cara que gerencia a produção da mais valia, é o pior dentre todos, pois é ele quem chicoteia e condena seus iguais. Para no fim não ser dono de nada. O administrador é como o capitão do mato ele come na cozinha da casa grande, mas ele faz parte da senzala. E o empreendedorismo é o conto de fadas que o faz crer (porque ele precisa acreditar em alguma coisa) que um dia ele poderá ter sua própria casa grande. Qualquer semelhança com a classe média não é coincidência. Mudam-se as estruturas orgânicas, mas os mecanismos são os mesmos. O Lula foi quem disse que a gente podia comer na sala da casa grande. Vocês (classe media, fascista) não querem direitos, querem privilégios. Vocês só querem ter se os outros não tiverem. O que vocês querem é ambicionar quem está acima de vocês e ver morrer de fome quem está abaixo."