SAINDO DA ROTINA:
A nutricionista Helena Simonard, diretora dos cursos de Nutrição e Gastronomia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), indica o consumo do atum ou sardinha grelhadas ou assadas, evitando a fritura. Como o ômega-3 é um macronutriente, ele não se perde no preparo da comida, o que acontece com micronutrientes como as vitaminas. “Ao cozinhar a sardinha, por exemplo, que é um peixe menor que o atum, ela mantém as propriedades e ainda é possível deixar as espinhas. Elas acabam servindo até como fonte de cálcio.” Fonte: portal.rpc.com.br/gazetadopovo/saude.
Sardinhas cozidas
Cozidas em uma panela tampada por 30 minutos sem mexer com legumes e temperos.De preferência usar óleo de oliva no fundo da panela e colocar uma camada de sardinha e depois uma camada de legumes. Regar novamente com óleo de oliva e colocar outra camada de sardinha e mais uma camada de legumes. Sal e temperos a gosto, deixar cozinhando pelo menos por meia hora sem mexer. Servir com batatas cozidas e arroz branco.
Sardinha na grelha
Sardinhas inteiras sem retirar as escamas que são importantes para que elas não grudem na grelhaSó temperar com sal grosso e colocar para assar devagar para não queimar.